Tipos de cortinas que você precisa conhecer

Conheça os melhores tipos de cortinas para colocar no ambiente; aprenda como escolher o modelo ideal

Ter uma cortina em casa é algo muito importante sob o aspecto decorativo, já que se trata de um item extremamente bonito, capaz de dar uma nova cara a qualquer ambiente. Sem dúvida entre tantos tipos de cortinas disponíveis no mercado, escolher o modelo ideal pode ser um pouco complicado. 

Por isso, pensando ajudar, listaremos ao longo deste artigo alguns dos tipos de cortinas mais populares e eficientes em seu propósito. 

Mas antes de falarmos efetivamente sobre os melhores modelos, é importante sabermos também como escolher o produto ideal baseado em nossas necessidades. 

Afinal, como escolher a cortina ideal? 

Escolher a cortina ideal é fundamental, sobretudo porque se trata de um item funcional e decorativo. 

Isto é, qualquer erro quanto a escolha do modelo certo pode criar um ambiente desconfortável. 

Por isso, a dica é que, ao decidir comprar uma cortina, escolha o item que melhor combine com suas necessidades e com a decoração do ambiente. 

Por exemplo, se você deseja um produto que evite totalmente a passagem de luz para poder descansar ou dormir, uma cortina blackout é uma excelente pedida. 

Já se busca por um modelo puramente decorativo, uma ótima opção é a cortina romana. 

Além desses fatores (funcionalidade e decoração), atente-se ao tamanho do local em que deseja colocar a cortina. Meça as janelas onde pretende colocá-la e escolha um modelo que se ajuste perfeitamente – caso não seja uma cortina feita sob medida. 

Ao tirar as medidas, é possível ter noção do tamanho aproximado do varão ou trilho da cortina. 

Uma dica importante é medir a largura e altura das janelas considerando uma folga de 15 cm a 20 cm para cada lado, aproximadamente. A ideia é evitar problemas futuros por conta de uma medição equivocada.

Tipos de cortina mais populares 

Cortinas são itens que possuem uma grande variedade. Por isso, para evitar problemas quanto à escolha do produto certo, conheça agora alguns dos modelos mais populares, que caíram no gosto das pessoas. 

1) Cortina Romana

A cortina romana tem como característica seu visual mais requintado e elegante, colocando-a como uma opção ótima para janelas maiores, para sala de estar, espaços gourmet e até mesmo quartos. 

Por contar com linhas retas e detalhes em seu tecido, a cortina romana é capaz de deixar qualquer ambiente mais sofisticado. 

Por fim, falando sobre sua funcionalidade, essa cortina é também eficiente, à medida que evita a entrada de raios UV mais fortes no ambiente. 

Dica: Caso tenha interesse em comprar cortina romana em sp, a Atenas Decor é uma das lojas mais capacitadas para atendê-lo, oferecendo uma ampla variedade de modelos de cortinas. 

Tipos de cortinas que você precisa conhecer

2) Cortina rolo

A cortina rolo é um modelo ideal para quem busca funcionalidade, beleza e, principalmente, praticidade. 

Os modelos de cortinas rolo são muito populares no ambiente residencial e comercial, realçando, assim, seu aspecto versátil. Sua principal característica está na facilidade com que pode ser aberta e fechada, através de um rolo de fácil manuseio.

Por ter um design simples e objetivo, as cortinas rolos conseguem atender às necessidades por completo, aliando beleza e eficiência ao evitar a entrada dos raios UV.

Vale ressaltar também que a cortina rolo pode ser vendida com diferentes tipos de tecidos. Contudo, via de regra, utiliza-se tons mais claros e sóbrios, tais como branco, gelo e afins. 

Tipos de cortinas que você precisa conhecer

3) Cortina Blackout

Um dos tipos de cortinas mais populares é o modelo blacout. 

Como o nome sugere, a cortina blackout tem como objetivo impedir 100% a entrada da claridade e luzes externas no ambiente

Não à toa, esse modelo é muito usado em quartos, de modo a evitar que a claridade possa diminuir a qualidade do sono, ao mesmo tempo em que garante um local mais privativo. 

Além disso, esse tipo de cortina é muito comum em salas, já que evita que a claridade possa atrapalhar a imagem da tv. Para quem gosta de ver filmes e séries na TV, a cortina blackout é uma ótima pedida. 

Tipos de cortinas que você precisa conhecer

Bônus: persianas são uma ótima alternativa

Assim como as cortinas, as persianas são produtos muito eficientes e bonitos, que são capazes de deixar o ambiente mais bonito, aconchegante e moderno. 

Existem diversos tipos de persianas, como persiana horizontal, ótimas para ambientes como salas, quartos, escritórios, salas de reunião, lojas, entre outras aplicações. 

Há, ainda, persianas estilo blackout, rolo, painel e muito mais. 

Agora que já conhece mais sobre os melhores tipos de persianas, fica com certeza mais simples e fácil escolher o modelo ideal. 

Que tal conhecer mais artigos como este no blog da Atenas Decor? Acompanhe nossa página e fique por dentro das novidades. Até a próxima!


Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *