Lavagem de persianas: tudo o que você precisa saber!

Conheça as melhores dicas para realizar a limpeza e lavagem de persianas

Cuidar da decoração do ambiente é algo fundamental para deixar o espaço sempre aconchegante, confortável e, principalmente, bonito. Por isso, hoje falaremos mais sobre a limpeza, manutenção e lavagem de persianas. 

Afinal, trata-se de um item extremamente comum na decoração de casas, apartamentos e até mesmo empresas. Devido à sua popularidade, naturalmente saber como cuidar das persianas é parte essencial. 

Mesmo sendo um item muito visto nos mais diversos ambientes, pouco se sabe a respeito da lavagem de persianas, bem como de que forma realizar sua manutenção e limpeza. 

Por conta disso, ao longo deste artigo mostraremos algumas das melhores dicas para quem deseja saber como realizar a lavagem de persianas. 

Como fazer a lavagem de persianas?

Lavagem de persianas

Tenha em mente que nem todos os modelos de persianas podem ser lavados, por vários motivos, como textura do material, estrutura e muito mais. 

Por isso, procure por informações a respeito da possibilidade de lavagem com a empresa ou fabricante da sua persiana. 

Dito isso, saiba que as persianas verticais de tecido ou resinadas, dois modelos populares, podem, sim, ser levadas. Para realizar a limpeza, recomenda-se, antes de mais nada, remover as lâminas. 

Portanto, com cuidado retire e enrole-as todas juntas em uma bacia grande com água e sabão neutro, preferencialmente. 

Agora, deixe de molho por meia hora, aproximadamente, e depois esfregue cada uma das lâminas com uma escova de cerdas macias.

Agora, coloque novamente a persiana na bacia, dessa vez apenas com água e, sem seguida, seque com um pano limpo. Por fim, pendure-a no trilho para secar.

Por que utilizar sabão neutro?

Opta-se pelo sabão neutro pois ele possui capacidade de eliminar a gordura presente nas persianas sem causar qualquer tipo de mancha que possa comprometer a beleza e estética do produto. 

Por ser um procedimento seguro e confiável, recomenda-se realizá-lo periodicamente, pelo menos a cada 6 meses. 

Como limpar outros tipos de persianas?

Já os modelos cuja lavagem não pode ser feita por qualquer pessoa, somente profissionais, recomenda-se realizar uma limpeza superficial, mas altamente eficiente. 

A dica é tirar o excesso de pó com um espanador. Caso queira um resultado ainda melhor, pode-se aspirar a persiana usando preferencialmente um bocal pequeno, sem encostar diretamente no persiana, de modo a evitar que amasse ou danifique a superfície. Para um bom resultado, faça esse procedimento dos dois lados. 

Outra dica importante é, ao limpar sua persiana, usar um pano úmido com sabão neutro diluído em água. 

Feito isso, passe o pano umedecido e, com a persiana fechada, passe nas hastes de forma suave, não se esquecendo de manter com a outra mão por trás, de maneira a não entortar a lâmina.

Pronto, seguindo essa dica, você terá uma persiana devidamente limpa, pronta para ficar com uma aparência à altura do que você espera.

Viu como é fácil lavar e/ou limpar sua persiana? Para ler mais dicas como esta, acompanhe o blog da Atenas Decor. 

Até a próxima!  


Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *