Limpeza de cortinas e carpetes: conheça as melhores dicas

Aprenda como limpar sua cortina e carpete com dicas simples e extremamente úteis

Limpeza de cortinas e carpetes: conheça as melhores dicas

As cortinas e os carpetes são itens muito comuns em nosso dia a dia, já que além do aspecto decorativo, eles têm um papel funcional. Quem deseja um ambiente confortável e agradável, com certeza precisa ficar atento à limpeza de cortinas e carpetes.

Por ficarem expostas ao contato, naturalmente as cortinas (persianas também) e os carpetes podem acumular sujeira com o tempo.

Portanto, torna-se extremamente vital encontrar maneiras eficientes de manter a limpeza em dia desses itens, visando criar um ambiente mais aconchegante e, claro, bonito. 

Confira, portanto, algumas das melhores dicas de limpeza de cortinas e carpetes. 

Limpando as cortinas

As cortinas são itens que, além de protegerem o ambiente da entrada dos raios UV, são capazes de deixar o local mais requintado. Manter as cortinas limpas é, portanto, essencial para deixar tudo mais lindo e apresentável. 

A primeira coisa a se fazer é aspirar todo o tecido da cortina, de modo a remover o excesso de pó e demais resíduos que podem ficar grudados, como pelos de animais de estimação, fios de cabelo, entre outros. 

Caso a aspiração não tenha o efeito necessário, é sinal de que uma lavagem se faz necessária

Retire, então, a cortina e lave-a de acordo com as instruções nela indicada. 

Caso não tenha em mãos as instruções, evite máquinas de lavar, pois elas podem danificar o tecido. Opte por deixar de molho a cortina em sabão em pó por até 40 minutos, esfregando suavemente eventuais manchas. 

Troque até três vezes a água de molho, sendo a primeira troca nos primeiros 20 minutos, onde o grosso da sujeira é removido. 

Feito isso, enxágue a cortina e deixe-a secar

Quando a cortina ficar seca, estará pronta para ser colocada novamente. 

Limpeza de cortinas e carpetes: conheça as melhores dicas

Bônus: Cuidados com persianas

As persianas possuem uma outra forma de limpeza, já que sua estrutura é diferente das cortinas tradicionais. 

A melhor forma de limpar as persianas é utilizando um aspirador de pó ou espanador de poeira. A ideia é remover o excesso de pó, assim como outras sujeiras. Deve-se passar frequentemente, de preferência todos os dias, um pano úmido e/ou seco nas persianas

Para eliminar manchas pontuais, evite esfregar com força, pois isso pode causar danos. Tente esfregar suavemente com alguma solução (água e sabão, produtos específicos, entre outros), sem molhar toda a cortina. 

Limpando os carpetes

Os carpetes são itens muito bonitos, mas que precisam de cuidados diários, a fim de manter uma boa aparência e higienização. 

Para limpeza de carpetes, a dica é aspira-lo todos os dias. Assim como as cortinas, esse processo é ideal para remover sujeira em excesso (pelos, cabelos, pó, restos de comida e quaisquer outros tipos de sujeira). 

Caso aspirar não resolva, a dica é passar um pano levemente úmido. Lembre-se, a água pode deixar mau cheiro e até proliferar fungos, evite excessos.

Em caso de manchas, as limpe imediatamente, evitando danos permanentes na superfície. Aplicar vinagre e limpar com um pano pode ser uma boa solução para tirar manchas profundas.

Cuide da limpeza de cortinas e carpetes com essas dicas!

Agora que conhece algumas das melhores dicas para realizar a limpeza de cortinas e carpetes, fica mais fácil manter um ambiente mais higienizado e bonito. 

Para ler mais conteúdo como este, fique atento ao blog da Atenas Decor!


Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *