Como escolher o piso ideal

Na hora de construir e reformar, diversas coisas devem ser levadas em consideração. Saiba que escolher um piso pode ser uma tarefa muito complicada e até mesmo complexa para designers e arquitetos. A grande variedade de materiais, modelos e estilos podem dificultar nessa escolha, por isso, é importante levar diversos fatores em consideração.

Para isso, a Atenas Decor trouxe para você, um guia completo sobre como escolher o tipo de piso ideal para sua casa. Separamos os principais fatores que devem ser levados em consideração para que você escolha sem problema nenhum. Vamos lá?

Analise o ambiente

Primeiro de tudo, temos que pensar qual o cômodo da casa ou do estabelecimento em que o piso será instalado. Ambientes como casas costumam ter maior variedade no piso, já que não possuem um alto tráfego, o que evita que eles sejam desgastados de forma rápida.

Além da usabilidade, é extremamente importante avaliar se o piso será utilizado na parte interna ou externa da casa. Pisos para ambientes internos geralmente possuem especificações diferentes em relação à locais externos, como resistentência à umidade, anti-derrapante e diversos outros fatores.

Sobre pisos com resistência à umidade, eles podem ser utilizados em locais como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Como esses locais possuem um alto contato com água, é importante que os pisos possuam uma alta resistência.

Checar especificações do piso

Algumas especificações são importantes na hora de escolher um piso, como a porosidade e a abrasão dele. A porosidade é uma características que diz muito sobre a sua resistência e sobre a capacidade de absorção de água do material. Quanto mais impermeável, mais resistente é o piso.

Já a abrasão é relacionada ao desgaste que o material suporta diante do contato com objetos e tráfego de pessoas. Geralmente, essas características são apresentadas pelos fabricantes na própria embalagem do piso, o que facilita na hora de escolher.

Limpeza e manutenção

É extremamente importante escolher um piso para sua casa que possuam uma fácil limpeza e manutenção. Cada material possui modo diferente de limpar e deve estar de acordo com as possibilidades do dono da casa.

Para pisos laminados e vinílicos, a limpeza utilizando aspiradores de pó é a mais recomendada. Até mesmo um pano úmido pode ser utilizado para fazer a limpeza correta do material.

Já porcelanatos e cerâmicos podem ser limpos utilizando uma grande quantidade de água, sem o risco de infiltração ou absorção de água. Mesmo assim, a frequência de limpeza deve ser levado em consideração para que não prejudique o piso.

Com essas informações, fica mais fácil escolher um piso. Tem mais alguma dica que possa ser interessante na hora de escolher um piso? Mande para gente e fique por dentro de dicas e novidades no ramo de decoração em nosso blog. Até a próxima!!!


Tags: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *